fevereiro 25, 2012

Os melhores DJs...







Recentemente aconteceu um campeonato meio Mandrake em um programa conhecido, que acontece todas as tardes de domingo, que se propunha a escolher os melhores DJs do Brasil. Com critérios esquisitos de julgamento, o povo tinha total poder para a escolha do melhor. Mas o que será que o povo sabe sobre a figura do DJ?

Conversei com várias pessoas envolvidas com a palavra DJ e todos acharam uma perda de tempo um campeonato assim. Existe mesmo uma fórmula para classificar um DJ profissional?

Andei pensando bastante sobre isso e cheguei à conclusão, apoiado por vários DJs de vários estilos, os melhores são aqueles que fazem eventos do tipo casamentos e baladas de empresas. Alguns podem ter dado risadas, mas o DJ de eventos é o único do mundo que toca quase todos os estilos possíveis na mesma festa sem perder a pista.

Este tipo de DJ não é famoso e mesmo assim leva a quantidade certa de pessoas para a pista, mantendo ela cheia por horas e horas. Antigamente o DJ que sambava era visto muito mal pelos outros, hoje a sambada não é levada em conta, assim como a música. Se o cara toca uma música ridícula no meio do set ninguém liga, porque quem está na cabine é o famoso que cobrou caro. Do contrário, se fosse um nome qualquer, ele seria queimado em praça pública pelos erros.

Para eleger um DJ como o melhor do mundo é preciso ter muito respeito e conhecimento, algo dificilmente encontrado. Na maioria das vezes, a eleição vira o que chamamos de jabá. Este último concurso da televisão brasileira passará batido como os outros que acontecem todos os anos, porque ainda não existe um divisor de águas que separe os bons dos ruins. Desisti de acreditar em eleições de DJs por não concordar com todas elas.

Acredito que DJ não possui classificação; ele deve ser bom em quase tudo, em todos os momentos. Quando ele é classificado perde o foco principal que é a pista. Existem produtores que nunca foram DJs e que já foram classificados como Top DJs. A pior de todas as situações aconteceu quando alguns Tops do Brasil não eram nem DJs. Eram pessoas performáticas que tocavam CDs mixados por outros profissionais em suas festas. Isso foi ridículo.

O problema está na classificação como artista. Quem sinceramente acha que Roberto Carlos é o Rei da música brasileira? Esse título foi colocado pela mídia e foi tão inserido na cabeça das pessoas que todos acham isso. Mas todos esquecem que ele fez parte de um conjunto de pessoas de uma época, que foram esquecidas. A mídia dá os títulos mas também tira.

DJ é aquele que bomba a pista, faz a galera derrubar copo no chão e levantar a mão pra cima. Faz as pessoas suarem e saírem descabeladas da festa. Não aquele que faz as pessoas dançarem por duas horas a famosa "Dança do Copo" (aquela em que a pessoa se mexe sem deixar a cerveja balançar).

As pessoas tem mania de fazer concursos para descobrir quem seria o melhor em um segmento, mas no caso dos DJs, estamos longe de chegarmos a uma conclusão, criando injustiças constantes sempre que escolhemos o melhor em algum segmento.
Não existe o melhor, existe o mais comentado e que aparece mais.

Nenhum comentário: